habbo image
AGORA

DJKihabbo com KiHits!

Siga @kihabbofs no X/Twitter!

Os servidores secretos da Sulake
Outros

A Sulake mantém inúmeros servidores de testes, todos eles reservados para experimento e avaliação de novos recursos. Com exceção do Stage 2 (também como conhecido como Sandbox ou S2), nenhum outro pode ser acessado por usuários comuns e, mesmo no Sandbox, só é possível aceder à página inicial, pois a interface é bloqueada. 

Ainda assim, algumas falhas no sistema, tem permitido que vez ou outra essas barreiras virtuais sejam ultrapassadas e algumas imagens sejam extraídas sem autorização. Foi isto que permitiu, por exemplo, a Puhekupla divulgar uma série de fotografias (clique aqui para ler a matéria) retiradas do D23 (sigla para Development 63), um outro hotel de testes que assim como o Stage 1 (ou S1) têm seus sítios eletrônicos bloqueados. Para poder acessar essas páginas é necessário ter um Certificado SSL (Secure Socket Layer) instalado no navegador, razão pela qual apenas a equipe de desenvolvedores da Sulake pode ingressar na host.

A “CAIXA DE PANDORA” DA SULAKE

Houve um tempo em que os jogadores podiam se registrar no Sandbox, contudo, após um reset no sistema tornou-se inviável novos registros, enquanto que os antigos foram deletados. Desde então, a Sulake tem buscado blindar os seus servidores, não só no afã de evitar a invasão de hackers, como também os olhos curiosos de usuários e jornalistas, ansiosos por saber o que está sendo produzido de novo. Isso nos leva ao mito de Pandora e a sua tão famigerada “caixa”.

Segundo narra a mitologia grega, Zeus irritado com Prometeu por ter dado o “fogo” aos humanos, resolve então castigá-los por isso. Para tanto, pede a Hefesto e Atena que crie uma mulher, para que fosse dada como um presente aos homens. Todos os deuses auxiliaram na sua criação, depositando nela uma qualidade. Assim, de cada deus do Olimpo, Pandora, recebeu um dom, dentre os quais, também estava a curiosidade. Este dom oferecido a ela pela esposa de Zeus, fazia parte do plano para punir a humanidade. Pois, tão logo, Pandora estava pronta para vir à Terra, Zeus entregou a ela uma caixa, com a ressalva de que ela nunca poderia abrir. Uma vez que que seria insuportável conter sua curiosidade, pois essa era uma de suas características, em pouco tempo Pandora abriu a caixa, deixando escapar todos os males do mundo, exceto a "esperança".

Há muitas coisas escondidas nos servidores da Sulake, muitas ferramentas e códigos que nunca foram ao ar. Em um print, obtido com exclusividade pela equipe de Jornalismo da KiHabbo, Macklebee (Dominic Gunn), ex-desenvolvedor de software da Sulake, comenta sobre um recurso de construção de quartos que permite rotacionar a sala, abarcando outros ângulos de visualização. Em um outro print, também obtido pela nossa equipe, um desenvolvedor que prefere não ser identificado, revela que os servidores estão abarrotados de códigos que nunca foram usados. Também podemos observar uma fotografia do lounge de boas-vindas do Stage 1, datada de Fevereiro de 2018.

Tradução: Temos a capacidade de girar a sala. E vê-la de diferentes ângulos. Eu queria adicioná-lo como um easteregg. Poderíamos usar como um efeito tipo terremoto, etc. Alguém no topo queria usá-lo para alguma campanha.

Tradução: Ainda há uma tonelada de coisas nos códigos do servidor. Que não foram usadas. Ou são restos de coisas que costumavam ser usadas.

Seja como for, o fato é que as fotografias divulgadas pela Puhekupla e reproduzidas em matéria publicada na KiHabbo, são apenas a "ponta do iceberg" de tudo aquilo que está escondido na “caixa de pandora” da Sulake. De qualquer modo, há mais perguntas do que respostas, não se explica, por exemplo, o fato dos desenvolvedores criarem ferramentas que nunca serão usadas, ou mesmo o que motiva a Sulake em impedir a todo custo que os usuários (os principais destinatários do produto) fiquem de fora do processo de criação. Talvez, se houvesse maior transparência sobre o que acontece nesses hotéis secretos, pudesse haver uma maior recepção e feedback do público acerca das atualizações futuras. Em breve o Habbo 2020 estará disponível, até lá, só nos resta a “curiosidade” em saber o que a Sulake está preparando e o que de fato nos aguarda. 

O que você acha de tudo isso? Deixe nos comentários a sua opinião.
Notícia escrita por -TheCrown, no dia 11 de maio de 2020, às 22:05
cubo
Quase lá...